Sistema 3As - Monitoramento Covid

Novo modelo de distanciamento controlado no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul apresentou um novo modelo de distanciamento controlado, agora nomeado 3As. Confira como funciona:

O sistema de monitoramento 3As mede indicadores que apontam os riscos de aumento da propagação e de colapso do sistema de saúde. As regras matemáticas são pré-determinadas e uma equipe técnica, representada pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Comitê de Dados, é responsável por emitir Avisos às regiões e Alertas ao Gabinete de Crise, que poderá confirmá-los ou não. Boletins diários são gerados por regiões e disponibilizados no site do sistema 3As.

Em situação de Alerta, a região tem 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar um plano de Ação a ser tomado (adoção de protocolos mais rígidos, ações de fiscalização, etc.). Se o Gabinete de Crise considerar adequada a resposta da região, o Plano de Ação é imediatamente aplicado, e a região segue sendo monitorada pelo Gabinete de Crise e GT Saúde. Se o Gabinete de Crise não considerar adequada a resposta, o Governo Estadual poderá estipular ações adicionais a serem seguidas na Região.

Os protocolos gerais continuam valendo: distância de no mínimo 2m entre as pessoas, uso correto da máscara, ventilação dos ambientes, higienização das mãos e superfícies, respeito da lotação máxima dos estabelecimentos.

Protocolos específicos de hotéis, restaurantes e atrativos turísticos também sofreram alterações, sendo esse locais identificados como de alto, médio ou baixo risco e seguindo lotação e horários específicos de cada categoria.

A situação atual de cada região pode ser consultada na plataforma do Governo do RS, acessando https://sistema3as.rs.gov.br/inicial

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Abrir o WhatsApp
Parcele sua diária em 12X